A partir de uma retrospectiva histórica situando o movimento das Diretrizes Curriculares do Curso de Pedagogia e o perfil docente para atuar na educação de 0 a 10 anos, Maria Carmem destacou a necessidade de entender a dimensão de continuidade e complementariedade na Educação Básica e na formação humana.
Nesse quadro, com enfase num entendimento mais amplo de um conceito de infância, ela pergunta: o que distingue a Educação Infantil dos Anos Iniciais? Como é a configuração da sala de aula? O que se ensina? Como se avalia? Afinal, o conhecimento sistematizado não é o único na escola e miutas outras dimensões da cultura fazem parte da educação.
Ao destacar os avanços no campo da educação nos últimos 30 anos (gestão, diversidade, inclusão), para Maria Carmem a discussão pedagógica e didática da escola brasileira ainda é uma dívida. E entre tantas questões, uma delas é se perguntar: "o que é criar um ambiente de aprendizagem para as crianças contemporâneas?"
Crianças e Infâncias
Natureza e cultura
Processos de socialização das crianças
Brinquedo e cultura
Multiplicidades de cenários e atores
Essas foram algumas ideias trabalhadas por Maria Carmem para desnaturalizar certos conceitos e práticas pedagógicas numa perspectiva de um currículo emergente para "uma escola com e para as crianças" reafirmando "a ética da responsabilidade para os que chegam" e o respeito à docência em geral e de 0 a 10 em particular.
Por fim, ela destaca a importância de imaginarmos outro jeito de pensar a escola, a infância e a crianças. E poderíamos acrescentar também: a urgência de criarmos outro jeito de pensar a formação docente.
No debate, uma certeza: precisamos continuar essa conversa!!!
Agradecemos a contribuição da Professora Maria Carmem e a possibilidade de compartilharmos seus slides sobre a aula inaugural "Educação Infância e Práticas Educativas/Pedagógicas", utilizados na apresentação.
M.F.
Disponibilização dos slides via Scribd, clicando aqui.
Foto: Leo Nogueira
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