domingo, 3 de julho de 2011

“Mais uma assembléia?” Os desafios da participação qualificada em processos de avaliação

Em uma semana com duas assembléias, no dia 30/6/11, em torno de 45 estudantes e 18 professores reuniram-se em assembléia do curso para dar continuidade às discussões sobre o processo de avaliação do currículo/curso de Pedagogia. O objetivo era definir os pontos de avaliação, a metodologia de trabalho e o  cronograma que resumimos a seguir.

Iniciamos a discussão apresentando os pontos para avaliação e a metodologia de trabalho proposta pela comissão de avaliação, formada por professores e estudantes do curso. Após discussão em que se explicitaram certas divergências, consensos aparentes, novas propostas e diversos esclarecimentos, naquele momento, os pontos da avaliação, metodologia e cronograma  ficaram assim definidos:

Pontos da avaliação:

1. Articulação pedagógica do currículo:

a) Articulação horizontal e vertical da Matriz Curricular
          Ementários.
          Número de disciplinas por fase
          Carga horária das disciplinas
          Distribuição dos horários 

b) NADE, Atividades de formação complementar e Núcleo de Estudos Integrados

c) Eixos de formação
          Docência (Educação e Infância)
          Pesquisa
          Organização dos processos educativos

2. Avaliação: 
          Processo pedagógico (ensino-aprendizagem)
          Dinâmica do trabalho nos espaços de discussão coletiva do curso e os diálogos entre eles 
          Número de turmas por fase
          Oferta do curso no(s) turno (s).
          Aspectos da Avaliação  Institucional
          Articulação Graduação/Pós-Graduação

3. Infraestrutura institucional:
          Condições materiais e administrativas, pessoal, espaços, etc.

Metodologia e cronograma

1. Momento prévio: detalhamento dos pontos e definição de parâmetros de avaliação: comissão de avaliação com participação ampliada
Data: 2ª semana de aula em agosto

2. Discussão dos pontos de avaliação por fase. O coordenador de fase se reúne com estudantes em uma tarde e juntos discutem os pontos da avaliação com possíveis encaminhamentos e propostas. Estes encaminhamentos ficarão com o professor coordenador da fase e com os representantes discentes de turma. 
Data: última semana de agosto

3) Discussão por áreas que compõem o currículo: reunião  entre professores,   estudantes e representantes de servidores que atuam no curso  com elaboração de possíveis propostas
Data: segunda semana de setembro

4) Reunião entre coordenadores de fase, representantes discentes e representantes das áreas: organizar os pontos discutidos nos momentos anteriores para elaborar uma síntese e sistematizar possíveis encaminhamentos e propostas.
Data: última semana de setembro /Semana da Pedagogia

5) Continuidade da discussão e/ou nova assembléia: a depender do andamento das discussões e sistematização das propostas
Data: última semana de outubro

Vale destacar que os pontos de avaliação, a metodologia e o cronograma de trabalho decididos possuem um caráter de abertura e são considerados pontos de partida  que necessitam  ser  redefinidos  no decorrer do processo.
 



  
Por fim, diante de "mais uma assembléia", fica evidente que os desafios em assegurar a finalidade formativa desse processo de avaliação do currículo/curso de Pedagogia vão  além do envolvimento e da participação de estudantes e professores. Qualificar o debate e as diferentes formas de participação parece ser condição fundamental para assegurar que as especificidades de cada ponto a ser avaliado estejam contempladas e possam repercutir de forma significativa no contexto de um processo de avaliação do currículo/curso que estamos construindo


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