Em uma semana com duas assembléias, no dia 30/6/11, em torno de 45 estudantes e 18 professores reuniram-se em assembléia do curso para dar continuidade às discussões sobre o processo de avaliação do currículo/curso de Pedagogia. O objetivo era definir os pontos de avaliação, a metodologia de trabalho e o cronograma que resumimos a seguir.
Iniciamos a discussão apresentando os pontos para avaliação e a metodologia de trabalho proposta pela comissão de avaliação, formada por professores e estudantes do curso. Após discussão em que se explicitaram certas divergências, consensos aparentes, novas propostas e diversos esclarecimentos, naquele momento, os pontos da avaliação, metodologia e cronograma ficaram assim definidos:
Pontos da avaliação:
1. Articulação pedagógica do currículo:
a) Articulação horizontal e vertical da Matriz Curricular
• Ementários.
• Número de disciplinas por fase
• Carga horária das disciplinas
• Distribuição dos horários
b) NADE, Atividades de formação complementar e Núcleo de Estudos Integrados
c) Eixos de formação
• Docência (Educação e Infância)
• Pesquisa
• Organização dos processos educativos
2. Avaliação:
• Processo pedagógico (ensino-aprendizagem)
• Dinâmica do trabalho nos espaços de discussão coletiva do curso e os diálogos entre eles
• Número de turmas por fase
• Oferta do curso no(s) turno (s).
• Aspectos da Avaliação Institucional
• Articulação Graduação/Pós-Graduação
3. Infraestrutura institucional:
• Condições materiais e administrativas, pessoal, espaços, etc.
Metodologia e cronograma
1. Momento prévio: detalhamento dos pontos e definição de parâmetros de avaliação: comissão de avaliação com participação ampliada
Data: 2ª semana de aula em agosto
2. Discussão dos pontos de avaliação por fase. O coordenador de fase se reúne com estudantes em uma tarde e juntos discutem os pontos da avaliação com possíveis encaminhamentos e propostas. Estes encaminhamentos ficarão com o professor coordenador da fase e com os representantes discentes de turma.
Data: última semana de agosto
3) Discussão por áreas que compõem o currículo: reunião entre professores, estudantes e representantes de servidores que atuam no curso com elaboração de possíveis propostas
Data: segunda semana de setembro
4) Reunião entre coordenadores de fase, representantes discentes e representantes das áreas: organizar os pontos discutidos nos momentos anteriores para elaborar uma síntese e sistematizar possíveis encaminhamentos e propostas.
Data: última semana de setembro /Semana da Pedagogia
5) Continuidade da discussão e/ou nova assembléia: a depender do andamento das discussões e sistematização das propostas
Data: última semana de outubro
Vale destacar que os pontos de avaliação, a metodologia e o cronograma de trabalho decididos possuem um caráter de abertura e são considerados pontos de partida que necessitam ser redefinidos no decorrer do processo.
Por fim, diante de "mais uma assembléia", fica evidente que os desafios em assegurar a finalidade formativa desse processo de avaliação do currículo/curso de Pedagogia vão além do envolvimento e da participação de estudantes e professores. Qualificar o debate e as diferentes formas de participação parece ser condição fundamental para assegurar que as especificidades de cada ponto a ser avaliado estejam contempladas e possam repercutir de forma significativa no contexto de um processo de avaliação do currículo/curso que estamos construindo.
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