terça-feira, 10 de julho de 2012

Breves palavras


Florianópolis, 05 de Julho de 2012.

Colegas professores e estudantes do Curso de Pedagogia,

tendo em vista o término da gestão junto à Coordenação do Curso, gostaríamos de agradecer pela manifestação de apoio e pela participação de todos/as nas atividades que marcaram a condução coletiva dos trabalhos.

Ao assumir o desafio da Coordenação de Pedagogia encontramos dificuldades de toda natureza, entre elas, a falta de espaço físico/salas de aula e a falta de professores em diversas disciplinas. Problemas que se repetiam a cada semestre com diferentes implicações, desde tentativas de negociação com outros Centros até o movimento dos estudantes mobilizando-se na Reitoria. Demandas que exigiram outras formas de mediação e intervenção diante de algumas tensões.

Aliado à busca de soluções para as questões de infraestrutura, insistimos em enfatizar o sentido pedagógico de uma Coordenação e, nessa perspectiva, articulamos várias atividades formativas, dentre as quais, aulas inaugurais e conferências em parceria com o PPGE. Foram eventos com temas que transitaram desde a importância da música e da cultura lúdica na infância até as políticas públicas de formação e avaliação e que contaram com a presença de reconhecidos professores como Lydia Hortelio, Lisete Arelaro, Luis Carlos Freitas, Maria Carmen Barbosa. Com esse mesmo propósito de qualificar a formação docente, retomamos a Semana da Pedagogia junto ao Calpe.

Nesse percurso também formos convocados a enfrentar a realização do ENADE no contexto da complexidade político-pedagógica e administrativa que envolve essa discussão. Seguindo as orientações do Colegiado do curso decorrentes dos resultados da edição do ENADE anterior, organizamos momentos de esclarecimentos, discussão e debate envolvendo estudantes, professores e convidados.

Assumimos como desafio maior articular o amplo trabalho de avaliação do currículo do curso em implantação, cujo projeto pedagógico previa avaliação em processo. A partir da composição do NDE, foi constituída uma Comissão Ampliada de Avaliação que passou a coordenar e encaminhar o processo de forma a assegurar a participação de todos os envolvidos. Foram inúmeras reuniões envolvendo os estudantes, as áreas, as coordenações de fases e outras instâncias de participação incluindo as assembleias. Como síntese ainda parcial, construiu-se uma proposta de ajuste do currículo e indicações no âmbito da avaliação. Esse processo foi e é uma importante tarefa coletiva que nos permite pensar o curso nos aspectos de sua concepção e organização.

Entendemos que os desafios ainda são imensos, dentre eles, a continuidade e encaminhamento do processo de avaliação do currículo/curso, a construção de um Regimento Interno para o Curso e a consolidação da coordenação pedagógica por fase. Consideramos que passos importantes foram dados e neste momento, o sentimento que fica é de aprendizagem e gratidão.

Aprendizagem com todos os erros e acertos, pela possibilidade de conhecer os vários olhares implicados nesse movimento: o olhar dos estudantes, dos professores, dos servidores, dos departamentos, das Pró-Reitorias, da Reitoria e do próprio MEC. Mediações possíveis de um lugar “muito especial” que é o lugar da coordenadoria de um curso de graduação que tem a docência como eixo.

Gratidão por todos/as que estiveram juntos nesse processo, sugerindo, contribuindo e compartilhando parte do seu tempo e da sua experiência. Gratidão pela possibilidade de conhecer e conviver com pessoas, de compartilhar práticas que desconhecíamos e que agora podemos ressignificar.

E por fim, as palavras do poeta: “tudo vale a pena se a alma não é pequena”...

Muito obrigado!

Juares e Monica

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