quinta-feira, 15 de março de 2012

Educação, Infância e Prática Pedagógica


A partir de uma retrospectiva histórica situando o movimento das Diretrizes Curriculares do Curso de Pedagogia e o perfil docente para atuar na educação de 0 a 10 anos, Maria Carmem destacou a necessidade de entender a dimensão de continuidade e complementariedade na Educação Básica e na formação humana.

Nesse quadro, com enfase num entendimento mais amplo de um conceito de infância, ela pergunta: o que distingue a Educação Infantil dos Anos Iniciais? Como é a configuração da sala de aula? O que se ensina? Como se avalia? Afinal, o conhecimento sistematizado não é o único na escola e miutas outras dimensões da cultura fazem parte da educação.

Ao destacar os avanços no campo da educação nos últimos 30 anos (gestão, diversidade, inclusão), para Maria Carmem a discussão pedagógica e didática da escola brasileira ainda é uma dívida. E entre tantas questões, uma delas é se perguntar: "o que é criar um ambiente de aprendizagem para as crianças contemporâneas?"

Crianças e Infâncias
Natureza e cultura
Processos de socialização das crianças
Brinquedo e cultura
Multiplicidades de cenários e atores

Essas foram algumas ideias trabalhadas por Maria Carmem para desnaturalizar certos conceitos e práticas pedagógicas numa perspectiva de um currículo emergente para "uma escola com e para as crianças" reafirmando "a ética da responsabilidade para os que chegam" e o respeito à docência em geral e de 0 a 10 em particular.

Por fim, ela destaca a importância de imaginarmos outro jeito de pensar a escola, a infância e a crianças. E poderíamos acrescentar também: a urgência de criarmos outro jeito de pensar a formação docente.

No debate, uma certeza: precisamos continuar essa conversa!!!

Agradecemos a contribuição da Professora Maria Carmem e a  possibilidade de compartilharmos seus slides sobre a aula inaugural "Educação Infância e Práticas Educativas/Pedagógicas", utilizados na apresentação.

M.F.

Disponibilização dos slides via Scribd, clicando aqui.

Foto: Leo Nogueira

Nenhum comentário: