segunda-feira, 11 de julho de 2011

ENADE: aspectos históricos e repercussões da avaliação externa

Com o objetivo de iniciar a discussão a respeito do ENADE/2011 no Curso de Pedagogia, no dia 06/07/2011 houve um primeiro encontro para esclarecimento de estudantes e professores com a participação especial da Profa. Vera Bazzo e do Prof. Angotti.


Com a ênfase no aspecto histórico da avaliação, a profa. Vera recuperou o caráter diagnóstico e formativo da avaliação para identificar problemas do curso a serem resolvidos, para o curso se olhar e olhar o outro. Afinal, o que se faz com os resultados da avaliação? Ao mencionar as implicações político-pedagógicas do boicote, a professora argumentou que não pretendia convencer ninguém a fazer o exame, mas lembrou como a nota repercute no curso e desqualifica a formação.


Por sua vez, o Prof. Angotti sugeriu fortemente “fazer o exame de forma plena, consciente e participativa” pois é um componente curricular. Ele destacou a importância do exame como uma das variáveis  que compõe o índice geral dos cursos (IGC) e lembrou que dependendo do conceito do curso, alguns programas como a mobilidade estudantil, por exemplo, podem ser comprometidos. Ao contextualizar o exame junto a outras formas de avaliação, o professor enfatizou sua crescente aceitação na UFSC conforme os diferentes perfis dos cursos e outras questões a serem discutidas.


Lembramos que o material utilizado na apresentação está disponível para consulta e esperamos continuar a discutir a esse respeito no início do semestre letivo de 2011.2.


Veja ou faça o download das apresentações em Powerpoint clicando abaixo:


UFSC ENADE 2011 . Angotti
UFSC ENADE 2011 . MEN/CED

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