No dia 09/05/2011 realizamos a Assembléia Geral do Curso de Pedagogia com a presença de estudantes, professores e funcionários com o objetivo de desencadear o processo de avaliação do Curso/Currículo 2009.
A fim de definir/encaminhar possíveis pontos para iniciar a avaliação, apresentamos a seguinte pauta que foi retirada da última reunião da Comissão de Avaliação:
1. Razões e Histórico do processo: encaminhamentos feitos, lugar dos colegiados no processo de avaliação (colegiado do curso, NDE, coordenação pedagógica de fases, comissão de avaliação)
3. Pontos para avaliação e proposta de GT discutidos na comissão de avaliação e levantamento feito pelo Calpe
4. Discussão e propostas
5. Encaminhamentos: foco da avaliação, composição de GT, metodologia de trabalho e cronograma
1. A indicação que consta no item Avaliação do Projeto Pedagógico do Curso: “Para acompanhamento e avaliação do processo de implementação da nova matriz curricular será constituída uma comissão com esta função. Caberá a ela a elaboração de uma proposta de acompanhamento, incluindo a metodologia que servirá de suporte, submetendo-a à aprovação de professores, estudantes e funcionários.” (item 14, da p. 44)
2. Estarmos com mais de 50% do curso implantado (5ª fase em 2011.1)
3. Constatação de dificuldades pedagógicas, operacionais e administrativas manifestadas por estudantes, professores e funcionários ao longo desse período de implantação.
Relacionado ainda ao primeiro item da pauta, contextualizamos o que foi feito até agora a partir de um breve histórico que destaca os seguintes encaminhamentos:
1. Discussão e deliberação para iniciar o processo de avaliação de implantação do Currículo no Colegiado do Curso (Dez/2010).
3. Inclusão da proposta de avaliação no calendário do curso para 2011. (Dez/2010)
4. Criação de Comissão de Avaliação [1] composta pelo NDE acrescida da representação discente definida pelo Calpe (Mar/2011):
5. Sugestão para discussão inicial do processo junto às coordenações de fase (Mar/2011)
6. Realização de três reuniões da Comissão de Avaliação (Mar/Abr/Mai/2011)
7. Definição de uma primeira proposição de GT e sugestão de pontos para avaliação para apresentar à Assembleia (Abr/Mai/2011)
8. Levantamento de demandas dos estudantes feito pelo Calpe (Mai/2011)
9. Realização da Assembleia.
Feito esse histórico, a Profª. Roselane (ex-coordenadora do Curso) apresentou o item 02 da pauta: o processo de construção do atual Currículo, seus princípios norteadores “O Projeto ora apresentado é, portanto, a síntese de um processo coletivo de elaboração de uma proposta de formação de professores explicitada no compromisso do Curso de Pedagogia com a escola pública de qualidade e democrática. Tem a docência como princípio e considera o professor como sujeito histórico que deve dominar as bases epistemológicas de seu campo específico de atuação, dos conhecimentos pedagógicos que com estes se relacionam, compreendendo as bases e métodos que os constituem” (p.3), os eixos para a formação “Educação e Infância, Organização dos Processos Educativos e a Pesquisa” (p.3), e a composição da Matriz Curricular: Disciplinas, NADE (Núcleo de Aprofundamento e Diversificação de Estudos) e Núcleo de Estudos Integradores.
Na seqüência a Profa. Lúcia (ex-coordenadora do Curso) apresentou alguns aspectos que traduzem o cotidiano do curso, tanto no que diz respeito ao trabalho da coordenação, quanto ao dia a dia do trabalho pedagógico nos diferentes componentes curriculares.
Passando-se à discussão do item 03 da pauta, apresentaram-se as sugestões de pontos para discussão e possível composição de GT, levantados e sugeridos pela Comissão de Avaliação:
1. Articulação pedagógica do currículo:
a) Articulação horizontal e vertical da Matriz Curricular
- Ementários.
- Número de disciplinas por fase, (Não exceder 07 disciplinas por semestre)
- Carga horária das disciplinas (Rever número de créditos)
- Distribuição dos horários (Maior articulação entre departamentos e “enxugar” a carga horária e/ou disciplinas)
b) NADE
c) Eixos de formação
- Educação e Infância
- Pesquisa
- Organização dos processos educativos
2. Avaliação:
- Processo pedagógico (ensino-aprendizagem)
- Dinâmica do trabalho nos espaços de discussão coletiva do curso e o diálogos entre eles
- Número de turmas por fase e possível flexibilização na composição das turmas
- Oferta do curso no(s) turno (s).
3. Infraestrutura institucional:
- Condições materiais e administrativas, pessoal, espaços, etc.
Em seguida as estudantes do Calpe apresentaram alguns pontos do levantamento feito , sendo alguns deles semelhantes aos apontados pela Comissão de Avaliação.
Vencidos os primeiros três pontos da pauta, passou-se a discussão dos pontos apresentados pela Comissão de Avaliação e dos Estudantes com o objetivo de esclarecer dúvidas e definir-se o “foco/objeto” da avaliação. Após diversas falas de estudantes e professores, ficou evidente a necessidade de maior esclarecimento a respeito do currículo que está sendo avaliado e seu processo de construção, sobretudo, no que se refere à sua concepção e seus eixos formativos. Desta forma, com o objetivo de assegurar que todos tenham clareza sobre a finalidade formativa do curso, e que esse processo de avaliação curricular seja de fato formativo, as propostas apresentadas foram construídas na direção dos seguintes encaminhamentos:
- Foco da avaliação: matriz curricular e condições para seu efetivo desenvolvimento;
- Metodologia: construção de diversos espaços de discussão articulando-se:
a) Fórum Permanente
b) Seminários: a serem realizados em grupos para socializar os princípios norteadores do Currículo em implantação e a história de sua construção, os quais serão coordenados pela Profª Olinda (que foi Presidente do GT Reforma e Coordenadora do Curso naquele momento) com objetivo de oportunizar ampla compreensão sobre a proposta pedagógica do curso, seus princípios formativos e sua concepção. Somente a partir dos seminários, se definirá a composição dos GT.
c) Reuniões da Comissão de Avaliação.
d) Nova Assembléia Geral para definição de metodologia de trabalho, GT e cronograma.
Finalmente, como proposta para mobilização para os momentos de avaliação do curso, os participante da Assembléia aprovaram a sugestão de se construir outras formas de comunicação entre os diferentes espaços coletivos do curso, visando melhorar os fluxos de informação e os processos de articulação.
[1] Professores que participam do NDE do Curso de Pedagogia:Alessandra M. R. Oliveira; Alexandre Vaz; Juares Thiesen; Lucia S. Hardt; Luciane M. Schlindwein; Maria Isabel Serrão; Maria Sylvia Carneiro; Monica Fantin; Neide Bittencourt; Olinda Evangelista; Patrícia Torriglia; Roselane Campos
Comissão de avaliação: Professores do NDE + Constanza Prieto (representante discente)
Faça download do documento acima, "Síntese da Assembleia do Curso de Pedagogia UFSC" em PDF clicando aqui.
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