Participar da Mesa-Redonda “Museu, Educação e Memória: perspectivas de acesso ao patrimônio cultural”, no dia 30/05/2011 no Palácio Cruz e Souza, promovido pela Rede Educadores em Museus de Santa Catarina, foi muito importante para repensar como a educação, e mais especificamente o curso de Pedagogia, tem dialogado com a cultura e os museus. Diálogo este que interpela a todo que atuam na formação de professores.
Ao destacar a presença da Arte, Cultura, Museu e Memória no Curso de Pedagogia da UFSC, enfatizamos as dimensões de ensino, pesquisa e extensão.
No ensino, o currículo em processo de implantação prevê a disciplina obrigatória Arte, Imaginação e Educação, MEN 7110, com ementa que trata de questões ligadas a esse universo: Arte como experiência e conhecimento. Imaginação, educação e cultura visual. Leitura e produção de imagens. Linguagens da arte, suas mídias e interações: teatro, dança, música, cinema, artes visuais. Arte em contextos educativos.
Além disso, tem o NADE (Núcleo Aprofundamento Diversificado de Estudos) Educação Patrimonial, Memória e Linguagens, MEN 7138, com ementa que diz respeito a: Educação patrimonial. Patrimônio. Memória. História local. Identidade. Cidadania. Cultura. Diferentes linguagens que dão forma ao patrimônio histórico-cultural. Atividades escolares em educação patrimonial.
Ainda no âmbito do ensino, podemos considerar tal relação acima mencionada como “tema transversal” que atravessa diversas disciplinas, entre elas, Filosofia da Educação I, História da Educação I e II, Educação e Infância II, III, VI, Infância, Ciências e Ensino, História, Infância e Ensino, Comunicação e Educação e outras. Vale ressaltar que temos acompanhado o trabalho de alguns professores que organizam os conteúdos de suas disciplinas articulando-os com saídas de campo para conhecer museus locais e mesmo em outras cidades. Nesses casos, fica evidente que tão importante quanto o planejamento e preparação é o acontecimento em si e para si, ou seja, a reflexão sobre todo o processo.
Nesse sentido, há também a possibilidade de considerar certas atividades desenvolvidas em espaços museais como Atividades de Formação Complementar.
No âmbito das pesquisas, há diversas pesquisas que têm sido desenvolvidas junto ao curso relacionadas com a temática da arte, cultura e museu, ou seja, pesquisas envolvendo de alguma forma professores e estudantes ligados ao Curso de Pedagogia. Ao organizar o material para o evento, consultamos alguns professores e destacamos algumas pesquisas desenvolvidas pelo Núcleo Infância, Comunicação e Arte, NICA, UFSC/CNPq. Neste momento, ao destaco também o trabalho do Grupo de Pesquisa em Filosofia da Educação e Arte, GRAFIA, UFSC/CNPq, e do Grupo Pandorga: Pesquisa e ação cultural em educação popular arte e cidadania.
No âmbito da extensão, mencionamos a Instalação do Museu do Brinquedo da Ilha de SC, Telma Anita Piacentini, 1999, o projeto Animando o Museu do Brinquedo do Brinquedo (2005 e 2009) e a Perspectiva de Criação da Ala Ecológica do Museu do Brinquedo (2011) NICA/UFSC junto ao Parque Ecológico. Além de outros eventos pontuais que envolvem os referidos grupos de pesquisa, há também a participação direta ou indireta de diversos professores e estudantes do curso em eventos da área.
Por fim, este breve mapeamento da presença da arte, cultura, memória e de museus no curso de Pedagogia, interpela não apenas a formação cultural de estudantes e professores mas sobretudo as possibilidades de fortalecer diálogos entre educação e cultura e a construção de novas parcerias envolvendo a universidade e outras instituições envolvidas neste campo.
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