terça-feira, 3 de maio de 2011

O Curso de Pedagogia da UFSC


O professor é um sujeito fundamental na educação. É o responsável pelo ensinamento dos princípios básicos da vida em sociedade, da língua e dos conhecimentos gerais desde os primeiros anos da vida da criança. Por isso, o Curso de Pedagogia da UFSC forma profissionais que atuam no magistério ensinando crianças e adolescentes nas séries iniciais do ensino fundamental e da educação infantil. Além disso, participam na organização e na gestão de sistemas, unidades e projetos educacionais, tendo ainda o papel de produzir e difundir o conhecimento nas diversas áreas da educação.

O curso busca uma formação que contemple tanto a pesquisa como a prática pedagógica. A partir de 2009, o curso implantou uma nova matriz curricular: reafirmando a docência como base da formação. O projeto pedagógico do Curso se organiza em três eixos básicos: educação e infância, coordenação dos processos educativos e pesquisa. Tem como foco privilegiado a formação de professores para atuar nas séries iniciais do Ensino Fundamental e na Educação Infantil, integrando num único percurso formativo as bases necessárias à atuação nas demais atividades pedagógicas das unidades e sistemas escolares. Assim, adequando-se às orientações das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Pedagogia, nessa nova matriz curricular foram extintas as habilitações anteriormente oferecidas. Entretanto, apenas para os alunos que ingressaram até 2008.2, o curso transcorre pelo currículo anterior, situação que deve permanecer até 2011.

O egresso do Curso de Licenciatura em Pedagogia será Professor, entendido como o profissional que atuará, sob determinadas condições históricas, no campo epistemológico, político-educacional, didático-metodológico, considerando as relações entre sociedade e educação. Poderá atuar nas séries iniciais do Ensino Fundamental, na Educação Infantil e em coordenação de atividades educacionais. O compromisso central do Pedagogo formado na UFSC é com a escola pública de qualidade que permite o acesso ao conhecimento historicamente acumulado pela humanidade por parte da população que freqüenta a escola pública.

Em sua trajetória no curso, o estudante deve realizar dois estágios: o primeiro na área de Educação Infantil e o segundo de prática de ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os estágios são realizados em creches, pré-escolas e escolas das redes públicas de ensino, no Núcleo de Desenvolvimento Infantil – NDI (UFSC) e no Colégio de Aplicação (UFSC), ambos vinculados ao Centro de Ciências da Educação da Universidade. Durante sua formação, o estudante desenvolverá atividades relacionadas ao eixo da pesquisa, culminando na elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso – TCC.

Os estudantes podem realizar também estágios extracurriculares em entidades públicas e/ou outras instituições sociais desde as primeiras fases do curso. São 100 vagas por ano no vestibular, 50 para cada semestre. Dentro do REUNI essas vagas serão ampliadas com a instalação de novas turmas no perído noturno, cuja previsão de iniciar é 2010.

Nas instalações do Curso de Pedagogia, todas as salas de aula possuem TV, DVD e videocassete. O curso conta também com o uso do Laboratório de Informática do CED e com o Laboratório de Novas Tecnologias (LANTEC) onde professores e alunos desenvolvem pesquisas e organizam aulas, utilizando a tecnologia da informação e comunicação, tanto como recurso pedagógico quanto como objeto de estudo.

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