sexta-feira, 27 de maio de 2011

Ciclo de Debates Educação Integral acontece no Auditório do CED com as professoras Iracy Picanço e Eva Waisros Pereira


A Educação Integral é política do MEC para a Educação Básica. Mas, qual educação integral queremos construir? Convidamos a todos e todas para participarem do Ciclo de Debates sobre o tema.

Datas: veja programação abaixo
Horário: sextas feiras, 14:00h
Local: Auditório do CED/UFSC
Campus Trindade . Florianópolis . SC

27/05/2011 -  A ESCOLA PARQUE
Professoras Iracy Picanço, Eva Waisros Pereira

03/06/2011 - ARTES E MÍDIAS NA ESCOLA
Professores Julio Romero, Maria Helena Lima, Maria Luiza Belloni

17/06/2011 - CURRÍCULO E EDUCAÇÃO INTEGRAL
Professora  Maria Mercês Sampaio

Inscrições gratuitas, durante o evento, com certificado por Debate.

Promoção da Coordenadoria de Estágios do MEN/CED/UFSC


Com o auditório do CED/UFSC lotado o “Ciclo de Debates Educação Integral” recebeu nessa sexta-feira (27/05/2011), apresentadas pela Profa. Ilana Laterman (CED/UFSC) as professoras Iracy Picanço (UFBA) e Eva Waisros Pereira (UnB), que fizeram a conferência “A Escola Parque”.

“O nome Escola Parque foi inspirado em um sistema educacional desenvolvido por Anísio Teixeira, em 1932, que propôs o desenvolvimento completo do aluno, numa visão holística da educação. ESCOLA PARQUE não é apenas um nome, mas um conceito complexo e profundo, uma filosofia de Educação.

Em 1932, Anísio Teixeira foi um dos signatários de um dos documentos mais importantes da história da educação no Brasil, o "Manifesto dos Pioneiros". O Manifesto defendia uma educação pública, gratuita, mista, laica e obrigatória, possibilitando a concretização do direito biológico à educação.

Anísio Teixeira apostava na educação para benefício e desenvolvimento de todos os indivíduos, voltada para a democracia e a liberdade de oportunidades. Criou o sistema educacional "ESCOLA PARQUE" onde as escolas, além do currículo básico, propõem o acesso a aprendizagens sobre trabalho e à cultura ampla da humanidade, desenvolvendo o senso de responsabilidade, de ação prática e de criatividade.

A primeira unidade da "ESCOLA PARQUE" de Anísio Teixeira foi instalada na Bahia, em Salvador, onde funciona até hoje com o nome de Centro Educacional Carneiro Ribeiro, reconhecida pela UNESCO como modelo educacional. Em 1957, Anísio Teixeira elaborou o plano de sistema escolar de Brasília, onde instalou várias outras unidades da ESCOLA PARQUE.”*

A Profa. Iracy Picanço abordou sobre a Escola Parque de Salvador/BA no contexto da Educação Integral,  focando pontos importantes da história da Escola, do trabalho do Prof. Anísio Teixeira e da educação centrada no aluno.

A Profa. Eva Waisros Pereira também enfatizou sobre o projeto desse sistema educacional, realizado em Brasília, que ia desde o jardim de infância à universidade, e temas contidos no livro “Nas asas de Brasília: memórias de uma utopia educativa (1956-1964)" da Editora UnB, do qual ela é uma das organizadoras. O livro foi lançado logo a seguir no hall do CED.

O debate aconteceu logo a seguir entre os participantes destacando os desafios para a implantação da Educação Integral nos dias atuais.


Aguardem a edição do vídeo do evento do dia 27 de maio, que logo estará disponível online.

O Ciclo de Debates Educação Integral continua com mais duas tardes, nos dias 03 e 17 de junho de 2011.





Fotos: Leo Nogueira

Nenhum comentário: