segunda-feira, 11 de julho de 2011

ENADE: aspectos históricos e repercussões da avaliação externa

Com o objetivo de iniciar a discussão a respeito do ENADE/2011 no Curso de Pedagogia, no dia 06/07/2011 houve um primeiro encontro para esclarecimento de estudantes e professores com a participação especial da Profa. Vera Bazzo e do Prof. Angotti.


Com a ênfase no aspecto histórico da avaliação, a profa. Vera recuperou o caráter diagnóstico e formativo da avaliação para identificar problemas do curso a serem resolvidos, para o curso se olhar e olhar o outro. Afinal, o que se faz com os resultados da avaliação? Ao mencionar as implicações político-pedagógicas do boicote, a professora argumentou que não pretendia convencer ninguém a fazer o exame, mas lembrou como a nota repercute no curso e desqualifica a formação.


Por sua vez, o Prof. Angotti sugeriu fortemente “fazer o exame de forma plena, consciente e participativa” pois é um componente curricular. Ele destacou a importância do exame como uma das variáveis  que compõe o índice geral dos cursos (IGC) e lembrou que dependendo do conceito do curso, alguns programas como a mobilidade estudantil, por exemplo, podem ser comprometidos. Ao contextualizar o exame junto a outras formas de avaliação, o professor enfatizou sua crescente aceitação na UFSC conforme os diferentes perfis dos cursos e outras questões a serem discutidas.


Lembramos que o material utilizado na apresentação está disponível para consulta e esperamos continuar a discutir a esse respeito no início do semestre letivo de 2011.2.


Veja ou faça o download das apresentações em Powerpoint clicando abaixo:


UFSC ENADE 2011 . Angotti
UFSC ENADE 2011 . MEN/CED

segunda-feira, 4 de julho de 2011

ENADE e a Pedagogia




CONVITE

ESCLARECIMENTOS SOBRE O ENADE

Com a presença do Prof. André Angotti (PREG) e da Profa. Vera Bazzo (MEN e membro da Comissão de Especialistas do Curso de Pedagogia da SESu/MEC)

Dia: 06/07/2011 (quarta-feira)
Horário:  das 15 às 16h
Local: Auditório do CED

Cronograma de atividades previstas para o Enade 2011

06/06/2011 – Início do processo de enquadramento dos cursos de graduação descritos no artigo 1º da Portaria Normativa nº. 8, de 15/04/2011, nas respectivas áreas de abrangência do Enade 2011


20/06/2011 – Início do processo de inscrição de estudantes irregulares junto ao Enade de anos anteriores para regularização da situação do componente curricular


30/06/2011 – Encerramento do processo de inscrições de estudantes irregulares junto ao Enade de anos anteriores para regularização da situação do componente curricular


18/07/2011 – Início do processo de inscrições de estudantes habilitados ao Enade 2011


19/08/2011 – Encerramento do processo de inscrições de estudantes habilitados ao Enade 2011


22/08/2011 – Início do período de divulgação pública da lista de estudantes inscritos pela IES


22/08/2011 – Início do período para solicitação de retificação ou inscrição intempestiva de estudantes habilitados ao Enade 2011


22/08/2011 – Início do período para alteração de localidade de prova para estudantes amparados pelo artigo 6º da Portaria Normativa nº. 8, de 15/04/2011


31/08/2011 – Encerramento do período de divulgação pública da lista de estudantes inscritos pela IES


31/08/2011 – Encerramento do período para solicitação de retificação ou inscrição intempestiva de estudantes habilitados ao Enade2011


31/08/2011 – Término do período para alteração de localidade de prova para estudantes amparados pelo artigo 6º da Portaria Normativa nº. 8, de 15/04/2011


20/09/2011 – Divulgação eletrônica da lista dos estudantes inscritos e obrigados a participação no Enade 2011


07/10/2011 – Início do período para resposta eletrônica ao Questionário do Estudante e consulta ao local de prova


06/11/2011 – Término do período para resposta eletrônica ao Questionário do Estudante e consulta ao local de prova


06/11/2011 – Aplicação das provas do Enade 2011


07/11/2011 – Início do período para resposta eletrônica ao questionário do Coordenador do Curso


21/11/2011 – Término do período para resposta eletrônica ao questionário do Coordenador do Curso IES


06/12/2011 - Previsão de divulgação da Relação de Estudantes em Situação Regular junto ao Enade 2011

Veja ou faça download das apresentações em Powerpoint clicando nos links abaixo:

domingo, 3 de julho de 2011

“Mais uma assembléia?” Os desafios da participação qualificada em processos de avaliação

Em uma semana com duas assembléias, no dia 30/6/11, em torno de 45 estudantes e 18 professores reuniram-se em assembléia do curso para dar continuidade às discussões sobre o processo de avaliação do currículo/curso de Pedagogia. O objetivo era definir os pontos de avaliação, a metodologia de trabalho e o  cronograma que resumimos a seguir.

Iniciamos a discussão apresentando os pontos para avaliação e a metodologia de trabalho proposta pela comissão de avaliação, formada por professores e estudantes do curso. Após discussão em que se explicitaram certas divergências, consensos aparentes, novas propostas e diversos esclarecimentos, naquele momento, os pontos da avaliação, metodologia e cronograma  ficaram assim definidos:

Pontos da avaliação:

1. Articulação pedagógica do currículo:

a) Articulação horizontal e vertical da Matriz Curricular
          Ementários.
          Número de disciplinas por fase
          Carga horária das disciplinas
          Distribuição dos horários 

b) NADE, Atividades de formação complementar e Núcleo de Estudos Integrados

c) Eixos de formação
          Docência (Educação e Infância)
          Pesquisa
          Organização dos processos educativos

2. Avaliação: 
          Processo pedagógico (ensino-aprendizagem)
          Dinâmica do trabalho nos espaços de discussão coletiva do curso e os diálogos entre eles 
          Número de turmas por fase
          Oferta do curso no(s) turno (s).
          Aspectos da Avaliação  Institucional
          Articulação Graduação/Pós-Graduação

3. Infraestrutura institucional:
          Condições materiais e administrativas, pessoal, espaços, etc.

Metodologia e cronograma

1. Momento prévio: detalhamento dos pontos e definição de parâmetros de avaliação: comissão de avaliação com participação ampliada
Data: 2ª semana de aula em agosto

2. Discussão dos pontos de avaliação por fase. O coordenador de fase se reúne com estudantes em uma tarde e juntos discutem os pontos da avaliação com possíveis encaminhamentos e propostas. Estes encaminhamentos ficarão com o professor coordenador da fase e com os representantes discentes de turma. 
Data: última semana de agosto

3) Discussão por áreas que compõem o currículo: reunião  entre professores,   estudantes e representantes de servidores que atuam no curso  com elaboração de possíveis propostas
Data: segunda semana de setembro

4) Reunião entre coordenadores de fase, representantes discentes e representantes das áreas: organizar os pontos discutidos nos momentos anteriores para elaborar uma síntese e sistematizar possíveis encaminhamentos e propostas.
Data: última semana de setembro /Semana da Pedagogia

5) Continuidade da discussão e/ou nova assembléia: a depender do andamento das discussões e sistematização das propostas
Data: última semana de outubro

Vale destacar que os pontos de avaliação, a metodologia e o cronograma de trabalho decididos possuem um caráter de abertura e são considerados pontos de partida  que necessitam  ser  redefinidos  no decorrer do processo.
 



  
Por fim, diante de "mais uma assembléia", fica evidente que os desafios em assegurar a finalidade formativa desse processo de avaliação do currículo/curso de Pedagogia vão  além do envolvimento e da participação de estudantes e professores. Qualificar o debate e as diferentes formas de participação parece ser condição fundamental para assegurar que as especificidades de cada ponto a ser avaliado estejam contempladas e possam repercutir de forma significativa no contexto de um processo de avaliação do currículo/curso que estamos construindo