terça-feira, 31 de maio de 2011

Pedagogia discute Educação, Museu e Memória

 
Participar da Mesa-Redonda “Museu, Educação e Memória: perspectivas de acesso ao patrimônio cultural”, no dia 30/05/2011 no Palácio Cruz e Souza, promovido pela Rede Educadores em Museus de Santa Catarina, foi muito importante para repensar como a educação, e mais especificamente o curso de Pedagogia, tem dialogado com a cultura e os museus. Diálogo este que interpela a todo que atuam na formação de professores.

Ao destacar a presença da Arte, Cultura, Museu e Memória no Curso de Pedagogia da UFSC, enfatizamos as dimensões de ensino, pesquisa e extensão.

No ensino, o currículo em processo de implantação prevê a disciplina obrigatória Arte, Imaginação e Educação, MEN 7110, com ementa que trata de questões ligadas a esse universo: Arte como experiência e conhecimento. Imaginação, educação e cultura visual. Leitura e produção de imagens. Linguagens da arte, suas mídias e interações: teatro, dança, música, cinema, artes visuais. Arte em contextos educativos.

Além disso, tem o NADE (Núcleo Aprofundamento Diversificado de Estudos) Educação Patrimonial, Memória e Linguagens, MEN 7138, com ementa que diz respeito a: Educação patrimonial. Patrimônio. Memória. História local. Identidade. Cidadania. Cultura. Diferentes linguagens que dão forma ao patrimônio histórico-cultural. Atividades escolares em educação patrimonial.

Ainda no âmbito do ensino, podemos considerar tal relação acima mencionada como “tema transversal” que atravessa diversas disciplinas, entre elas, Filosofia da Educação I, História da Educação I e II, Educação e Infância II, III, VI, Infância, Ciências e Ensino, História, Infância e Ensino, Comunicação e Educação e outras. Vale ressaltar que temos acompanhado o trabalho de alguns professores que organizam os conteúdos de suas disciplinas articulando-os com saídas de campo para conhecer museus locais e mesmo em outras cidades. Nesses casos, fica evidente que tão importante quanto o planejamento e preparação é o acontecimento em si e para si, ou seja, a reflexão sobre todo o processo.

Nesse sentido, há também a possibilidade de considerar certas atividades desenvolvidas em espaços museais como Atividades de Formação Complementar.

No âmbito das pesquisas, há diversas pesquisas que têm sido desenvolvidas junto ao curso relacionadas com a temática da arte, cultura e museu, ou seja, pesquisas envolvendo de alguma forma professores e estudantes ligados ao Curso de Pedagogia. Ao organizar o material para o evento, consultamos alguns professores e destacamos algumas pesquisas desenvolvidas pelo Núcleo Infância, Comunicação e Arte, NICA, UFSC/CNPq. Neste momento, ao destaco também o trabalho do Grupo de Pesquisa em Filosofia da Educação e Arte, GRAFIA, UFSC/CNPq, e do Grupo Pandorga: Pesquisa e ação cultural em educação popular arte e cidadania. 

No âmbito da extensão, mencionamos a Instalação do Museu do Brinquedo da Ilha de SC, Telma Anita Piacentini, 1999, o projeto Animando o Museu do Brinquedo do Brinquedo (2005 e 2009) e a Perspectiva de Criação da Ala Ecológica do Museu do Brinquedo (2011) NICA/UFSC junto ao Parque Ecológico. Além de outros eventos pontuais que envolvem os referidos grupos de pesquisa, há também a participação direta ou indireta de diversos professores e estudantes do curso em eventos da área.

Por fim, este breve mapeamento da presença da arte, cultura, memória e de museus no curso de Pedagogia, interpela não apenas a formação cultural de estudantes e professores mas sobretudo as possibilidades de fortalecer diálogos entre educação e cultura e a construção de novas parcerias envolvendo a universidade e outras instituições envolvidas neste campo.

Imagem: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://3.bp.blogspot.com/

sábado, 28 de maio de 2011

Disciplina Princípios e Métodos de OE e SE convida para atividade no dia 31 de maio de 2011

CONVITE:

Convidamos todos/as para uma atividade afeta à disciplina de Princípios e Métodos de OE e SE, da Sétima fase do curso de Pedagogia ministrada pelo Professor Lucídio Bianchetti.

Data: 31 de maio de 2011, terça-feira
Horário: conferir abaixo
Local: Auditório do CED/UFSC . Campus Trindade
Florianópolis . SC

Programação:

13:45 h: "A função do Coordenador pedagógico em Instituições do Terceiro Setor: O caso da relação entre a Fundação FUCAS e as escolas públicas", com Deize de Souza Borges (Fundação Casan).

15:00 h“Histórico do Curso de Pedagogia e o surgimento e a atuação dos especialistas em educação”, com a mestre em Educação Eva Graciela Reyes Coracini (Atua hoje na Fundação CERTI/UFSC).

16:15 h“Administração, Supervisão Escolar e Orientação Educacional no contexto da organização e funcionamento da escola pública”, com mestre em Educação Adriano de Oliveira (Diretor da Escola Gentil Mathias, de Ingleses).

Sugerimos que os/as interessados tragam algum salgadinho e algo para beber, pois não haverá intervalo.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Ciclo de Debates Educação Integral acontece no Auditório do CED com as professoras Iracy Picanço e Eva Waisros Pereira


A Educação Integral é política do MEC para a Educação Básica. Mas, qual educação integral queremos construir? Convidamos a todos e todas para participarem do Ciclo de Debates sobre o tema.

Datas: veja programação abaixo
Horário: sextas feiras, 14:00h
Local: Auditório do CED/UFSC
Campus Trindade . Florianópolis . SC

27/05/2011 -  A ESCOLA PARQUE
Professoras Iracy Picanço, Eva Waisros Pereira

03/06/2011 - ARTES E MÍDIAS NA ESCOLA
Professores Julio Romero, Maria Helena Lima, Maria Luiza Belloni

17/06/2011 - CURRÍCULO E EDUCAÇÃO INTEGRAL
Professora  Maria Mercês Sampaio

Inscrições gratuitas, durante o evento, com certificado por Debate.

Promoção da Coordenadoria de Estágios do MEN/CED/UFSC


Com o auditório do CED/UFSC lotado o “Ciclo de Debates Educação Integral” recebeu nessa sexta-feira (27/05/2011), apresentadas pela Profa. Ilana Laterman (CED/UFSC) as professoras Iracy Picanço (UFBA) e Eva Waisros Pereira (UnB), que fizeram a conferência “A Escola Parque”.

“O nome Escola Parque foi inspirado em um sistema educacional desenvolvido por Anísio Teixeira, em 1932, que propôs o desenvolvimento completo do aluno, numa visão holística da educação. ESCOLA PARQUE não é apenas um nome, mas um conceito complexo e profundo, uma filosofia de Educação.

Em 1932, Anísio Teixeira foi um dos signatários de um dos documentos mais importantes da história da educação no Brasil, o "Manifesto dos Pioneiros". O Manifesto defendia uma educação pública, gratuita, mista, laica e obrigatória, possibilitando a concretização do direito biológico à educação.

Anísio Teixeira apostava na educação para benefício e desenvolvimento de todos os indivíduos, voltada para a democracia e a liberdade de oportunidades. Criou o sistema educacional "ESCOLA PARQUE" onde as escolas, além do currículo básico, propõem o acesso a aprendizagens sobre trabalho e à cultura ampla da humanidade, desenvolvendo o senso de responsabilidade, de ação prática e de criatividade.

A primeira unidade da "ESCOLA PARQUE" de Anísio Teixeira foi instalada na Bahia, em Salvador, onde funciona até hoje com o nome de Centro Educacional Carneiro Ribeiro, reconhecida pela UNESCO como modelo educacional. Em 1957, Anísio Teixeira elaborou o plano de sistema escolar de Brasília, onde instalou várias outras unidades da ESCOLA PARQUE.”*

A Profa. Iracy Picanço abordou sobre a Escola Parque de Salvador/BA no contexto da Educação Integral,  focando pontos importantes da história da Escola, do trabalho do Prof. Anísio Teixeira e da educação centrada no aluno.

A Profa. Eva Waisros Pereira também enfatizou sobre o projeto desse sistema educacional, realizado em Brasília, que ia desde o jardim de infância à universidade, e temas contidos no livro “Nas asas de Brasília: memórias de uma utopia educativa (1956-1964)" da Editora UnB, do qual ela é uma das organizadoras. O livro foi lançado logo a seguir no hall do CED.

O debate aconteceu logo a seguir entre os participantes destacando os desafios para a implantação da Educação Integral nos dias atuais.


Aguardem a edição do vídeo do evento do dia 27 de maio, que logo estará disponível online.

O Ciclo de Debates Educação Integral continua com mais duas tardes, nos dias 03 e 17 de junho de 2011.





Fotos: Leo Nogueira

Seminário Estadual "Trabalho Docente na Educação Básica em Santa Catarina


O Grupo de Estudos sobre políticas Educacionais e Trabalho (GEPETO) do Centro de Ciências da Educação (CED) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) convida para o Seminário Estadual "Trabalho Docente na Educação Básica em Santa Catarina”.

O Seminário contará com a participação de professores, representantes das Secretarias de Educação e sindicatos de professores, UNDIME, pesquisadores da UFSC e de outras universidades que debaterão o tema.

Data: 07 de junho de 2011
Horário: das 08:00 às 18:30 h.
Local: Auditório do CED/UFSC
Campus Trindade . Florianópolis . SC

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail trabalhodocente@ced.ufsc.br

Vagas limitadas

Maiores informações pelo telefone (48) 3721-9245

Apoio: UFSC . CED . PRPE . PPGE

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Síntese da Assembleia do Curso de Pedagogia UFSC


No dia 09/05/2011 realizamos a Assembléia Geral do Curso de Pedagogia com a presença de estudantes, professores e funcionários com o objetivo de desencadear o processo de avaliação do Curso/Currículo 2009.

















A fim de definir/encaminhar possíveis pontos para iniciar a avaliação, apresentamos a seguinte pauta que foi retirada da última reunião da Comissão de Avaliação:

1.  Razões e Histórico do processo: encaminhamentos feitos, lugar dos colegiados no processo de avaliação (colegiado do curso, NDE, coordenação pedagógica de fases, comissão de avaliação) 
2.   Apresentação do Currículo novo (Matriz 2009.1)
3. Pontos para avaliação e proposta de GT discutidos na comissão de avaliação e levantamento feito pelo Calpe
4.  Discussão e propostas
5. Encaminhamentos: foco da avaliação, composição de GT, metodologia de trabalho e cronograma



No item 1 da pauta, situamos as razões que motivam o processo de avaliação neste momento:

1. A indicação que consta no item Avaliação do Projeto Pedagógico do Curso: “Para acompanhamento e avaliação do processo de implementação da nova matriz curricular será constituída uma comissão com esta função. Caberá a ela a elaboração de uma proposta de acompanhamento, incluindo a metodologia que servirá de suporte, submetendo-a à aprovação de professores, estudantes e funcionários.” (item 14, da p. 44)
2. Estarmos com mais de 50% do curso implantado  (5ª fase em 2011.1)
3. Constatação de dificuldades pedagógicas, operacionais e administrativas manifestadas por estudantes, professores e funcionários ao longo desse período de implantação.



Relacionado ainda ao primeiro item da pauta, contextualizamos o que foi feito até agora a partir de um breve histórico que destaca os seguintes encaminhamentos:

1. Discussão e deliberação para iniciar o processo de avaliação de implantação do Currículo no Colegiado do Curso (Dez/2010).
2. Criação e Instalação do Núcleo Docente Estruturante, Portaria n. 233, de 25 de agosto de 2010.
3. Inclusão da proposta de avaliação no calendário do curso para 2011. (Dez/2010)
4. Criação de Comissão de Avaliação [1] composta pelo NDE acrescida da representação discente definida pelo Calpe (Mar/2011):
5. Sugestão para discussão inicial do processo junto às coordenações de fase (Mar/2011)
6.  Realização de três reuniões da Comissão de Avaliação (Mar/Abr/Mai/2011)
7. Definição de uma primeira proposição de GT e sugestão de pontos para avaliação para apresentar à Assembleia (Abr/Mai/2011)
8.  Levantamento de demandas dos estudantes feito pelo Calpe (Mai/2011)
9.  Realização da Assembleia.



Feito esse histórico, a Profª. Roselane (ex-coordenadora do Curso) apresentou o item 02 da pauta: o processo de construção do atual Currículo, seus princípios norteadores “O Projeto ora apresentado é, portanto, a síntese de um processo coletivo de elaboração de uma proposta de formação de professores explicitada no compromisso do Curso de Pedagogia com a escola pública de qualidade e democrática. Tem a docência como princípio e considera o professor como sujeito histórico que deve dominar as bases epistemológicas de seu campo específico de atuação, dos conhecimentos pedagógicos que com estes se relacionam, compreendendo as bases e métodos que os constituem” (p.3), os eixos para a formação “Educação e Infância, Organização dos Processos Educativos e a Pesquisa” (p.3), e a composição da Matriz Curricular: Disciplinas, NADE (Núcleo de Aprofundamento e Diversificação de Estudos) e Núcleo de Estudos Integradores.

Na seqüência a Profa. Lúcia (ex-coordenadora do Curso) apresentou alguns aspectos que traduzem o cotidiano do curso, tanto no que diz respeito ao trabalho da coordenação, quanto ao dia a dia do trabalho pedagógico nos diferentes componentes curriculares.  



Passando-se à discussão do item 03 da pauta, apresentaram-se as sugestões de pontos para discussão e possível composição de GT, levantados e sugeridos pela Comissão de Avaliação:

1. Articulação pedagógica do currículo:

a) Articulação horizontal e vertical da Matriz Curricular
- Ementários.
-  Número de disciplinas por fase, (Não exceder 07 disciplinas por semestre)
- Carga horária das disciplinas (Rever número de créditos)
-  Distribuição dos horários (Maior articulação entre departamentos e “enxugar” a carga horária e/ou  disciplinas)  
b) NADE
c) Eixos de formação
-  Educação e Infância
-  Pesquisa
-  Organização dos processos educativos

2. Avaliação:

-  Processo pedagógico (ensino-aprendizagem)
-  Dinâmica do trabalho nos espaços de discussão coletiva do curso e o diálogos entre  eles 
-  Número de turmas por fase e possível flexibilização na composição das turmas
-  Oferta do curso no(s) turno (s).
-  ENADE e Avaliação Institucional
-   Articulação Graduação/Pós-Graduação

3. Infraestrutura institucional:

- Condições materiais e administrativas, pessoal, espaços, etc.
















Em seguida as estudantes do Calpe apresentaram alguns pontos do levantamento feito , sendo alguns deles semelhantes aos apontados pela Comissão de Avaliação.














Vencidos os primeiros três pontos da pauta, passou-se a discussão dos pontos apresentados pela Comissão de Avaliação e dos Estudantes com o objetivo de esclarecer dúvidas e definir-se o “foco/objeto” da avaliação. Após diversas falas de estudantes e professores, ficou evidente a necessidade de maior esclarecimento a respeito do currículo que está sendo avaliado e seu processo de construção, sobretudo, no que se refere à sua concepção e seus eixos formativos. Desta forma, com o objetivo de assegurar que todos tenham clareza sobre a finalidade formativa do curso, e que esse processo de avaliação curricular seja de fato formativo, as propostas apresentadas foram construídas na direção dos seguintes encaminhamentos:

- Foco da avaliação: matriz curricular e condições para seu efetivo desenvolvimento;
- Metodologia: construção de diversos espaços de discussão articulando-se:

a) Fórum Permanente
b) Seminários: a serem realizados em grupos para socializar os princípios norteadores do Currículo em implantação e a história de sua construção, os quais serão coordenados pela Profª Olinda (que foi Presidente do GT Reforma e Coordenadora do Curso naquele momento) com objetivo de oportunizar ampla compreensão sobre a proposta pedagógica do curso, seus princípios formativos e sua concepção. Somente a partir dos seminários, se definirá a composição dos GT.
c) Reuniões da Comissão de Avaliação.
d) Nova Assembléia Geral para definição de metodologia de trabalho, GT e cronograma.



Finalmente, como proposta para mobilização para os momentos de avaliação do curso, os participante da Assembléia aprovaram a sugestão de se construir outras formas de comunicação entre os diferentes espaços coletivos do curso, visando melhorar os fluxos de informação e os processos de articulação.   
 


[1] Professores que participam do NDE do Curso de Pedagogia:Alessandra M. R. Oliveira; Alexandre Vaz; Juares Thiesen; Lucia S. Hardt; Luciane M. Schlindwein; Maria Isabel Serrão; Maria Sylvia Carneiro; Monica Fantin; Neide Bittencourt; Olinda Evangelista; Patrícia Torriglia; Roselane Campos
Comissão de avaliação: Professores do NDE + Constanza Prieto (representante discente)

Faça download do documento acima, "Síntese da Assembleia do Curso de Pedagogia UFSC" em PDF clicando aqui.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Convocação para Assembleia Geral

O Curso de Pedagogia da UFSC


O professor é um sujeito fundamental na educação. É o responsável pelo ensinamento dos princípios básicos da vida em sociedade, da língua e dos conhecimentos gerais desde os primeiros anos da vida da criança. Por isso, o Curso de Pedagogia da UFSC forma profissionais que atuam no magistério ensinando crianças e adolescentes nas séries iniciais do ensino fundamental e da educação infantil. Além disso, participam na organização e na gestão de sistemas, unidades e projetos educacionais, tendo ainda o papel de produzir e difundir o conhecimento nas diversas áreas da educação.

O curso busca uma formação que contemple tanto a pesquisa como a prática pedagógica. A partir de 2009, o curso implantou uma nova matriz curricular: reafirmando a docência como base da formação. O projeto pedagógico do Curso se organiza em três eixos básicos: educação e infância, coordenação dos processos educativos e pesquisa. Tem como foco privilegiado a formação de professores para atuar nas séries iniciais do Ensino Fundamental e na Educação Infantil, integrando num único percurso formativo as bases necessárias à atuação nas demais atividades pedagógicas das unidades e sistemas escolares. Assim, adequando-se às orientações das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Pedagogia, nessa nova matriz curricular foram extintas as habilitações anteriormente oferecidas. Entretanto, apenas para os alunos que ingressaram até 2008.2, o curso transcorre pelo currículo anterior, situação que deve permanecer até 2011.

O egresso do Curso de Licenciatura em Pedagogia será Professor, entendido como o profissional que atuará, sob determinadas condições históricas, no campo epistemológico, político-educacional, didático-metodológico, considerando as relações entre sociedade e educação. Poderá atuar nas séries iniciais do Ensino Fundamental, na Educação Infantil e em coordenação de atividades educacionais. O compromisso central do Pedagogo formado na UFSC é com a escola pública de qualidade que permite o acesso ao conhecimento historicamente acumulado pela humanidade por parte da população que freqüenta a escola pública.

Em sua trajetória no curso, o estudante deve realizar dois estágios: o primeiro na área de Educação Infantil e o segundo de prática de ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os estágios são realizados em creches, pré-escolas e escolas das redes públicas de ensino, no Núcleo de Desenvolvimento Infantil – NDI (UFSC) e no Colégio de Aplicação (UFSC), ambos vinculados ao Centro de Ciências da Educação da Universidade. Durante sua formação, o estudante desenvolverá atividades relacionadas ao eixo da pesquisa, culminando na elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso – TCC.

Os estudantes podem realizar também estágios extracurriculares em entidades públicas e/ou outras instituições sociais desde as primeiras fases do curso. São 100 vagas por ano no vestibular, 50 para cada semestre. Dentro do REUNI essas vagas serão ampliadas com a instalação de novas turmas no perído noturno, cuja previsão de iniciar é 2010.

Nas instalações do Curso de Pedagogia, todas as salas de aula possuem TV, DVD e videocassete. O curso conta também com o uso do Laboratório de Informática do CED e com o Laboratório de Novas Tecnologias (LANTEC) onde professores e alunos desenvolvem pesquisas e organizam aulas, utilizando a tecnologia da informação e comunicação, tanto como recurso pedagógico quanto como objeto de estudo.